Translate This Page

10/03/2012

Whisky com soda integra 5a Cultural da UFSJ

compartilhar
Um cinegrafista tímido e uma violinista com personalidade forte. Tão diferentes quanto refrigerante e uma bebida destilada. Na esteira dos opostos que, se não se atraem, se esbarram em algum bar e rendem 18 minutos de um curta sobre temas tão distintos quanto vida, relacionamentos e histórias em quadrinhos, o filme Whisky com Soda será pauta da Quinta Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) nas próximas quarta e quinta-feiras, 14 e 15.


Curta foi rodado em São João del-Rei com atores e equipe técnica locais - Foto: Paulo Filho / Divulgação
A produção assinada pelo carioca Victor Klier e encenada por atores são-joanenses foi lançada durante o Festival de Literatura (Felit) da cidade em 2011. Agora, com a inclusão no cronograma do grupo de extensão da UFSJ, o filme volta ao circuito de apresentações gratuitas no Campus Tancredo Neves (CTan) a partir das 20h30 nas duas datas. “Apresentar o filme para os universitários é uma oportunidade não apenas de mostrar uma produção independente totalmente montada na cidade, mas também de chamar os alunos para o universo das telas. Tudo isso faz parte de um projeto inicial para a criação de um núcleo cinematográfico em São João”, comentou Klier.


Curso
Ser jornalista, escritor, cartunista da equipe de Ziraldo e criador dos quadrinhos Turma da Febeca, além de mente e voz por trás de cada “corta!” e “ação” de Whisky com Soda não foi o suficiente para Victor Klier. Agora o cineasta que há três anos reside em São João del-Rei quer produzir um filme a várias mãos ao mesmo tempo em que ensina a sétima arte para os apaixonados pelas telonas.

A ideia, segundo Klier, é reunir interessados pelo cinema e ensinar segredos de produções fílmicas enquanto um novo curta é rodado na cidade. “Vamos juntar vontade de fazer, criatividade e técnica no curso, mas para que ele realmente ocorra precisamos saber quantas pessoas estão realmente interessadas em integrar as aulas”, comentou.

Ainda sem local e datas definidas, as lições de cinema terão duração de dois meses, com módulo teórico e prático, a custo de R$500 por aluno. Quem se interessar deve entrar em contato através do email fazercinemamg@gmail.com. “Por enquanto estamos sondando a demanda por esse projeto. Se fecharmos uma turma, começaremos imediatamente”, disse Klier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário