Translate This Page

18/03/2012

ITAJUBENSE É O PRIMEIRO BRASILEIRO A RECEBER PULMÕES RECONDICIONADOS

compartilhar

Uma nova técnica de transplante já usada em outros países, aconteceu pela primeira vez no Brasil, e o receptor do órgão foi o itajubense Matheus de Moura, 31 anos, que tornou-se o primeiro brasileiro a receber pulmões recondicionados no último dia 2.

A reportagem, que foi transmitida pelo programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo 11, mostrou que 95% dos pulmões doados para transplantes acabam descartados, porque geralmente estão muito danificados. Isso ocorre porque o doador recebe muito soro, fazendo com que o pulmão oxigene mal e acabe por ser inutilizado. Segundo o médico responsável pelo procedimento, a técnica ocorre da seguinte maneira: os médicos injetam nos pulmões uma solução que absorve o líquido em excesso; algo como enxugar as áreas em que o líquido é prejudicial.

A técnica, criada na Suécia e usada em países como Canadá e Estados Unidos, é a grande esperança para reduzir a fila de transplante de pulmão, órgão que mais rapidamente se degenera nos pacientes com morte cerebral - condição que permite o transplante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário