Translate This Page

18/03/2012

Nhá Chica é lembrada durante caminhada

compartilhar

Iniciando as comemorações do aniversário de 202 anos de Nhá Chica e celebrando o segundo ano do Terço dos Homens, acontece amanhã, 18, no Distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, em São João del-Rei, uma caminhada para celebrar as datas.

A caminhada sairá da Praça Central, às 8h30, em direção ao marco onde nasceu Nhá Chica. Um percurso de cerca de três quilômetros. E retorna às

Imagem em homenagem à futura santa em frente ao templo em sua homenagem na cidade de Baependi - Foto: Divulgação

Imagem em homenagem à futura santa em frente ao templo em sua homenagem na cidade de Baependi - Foto: Divulgação

10h em direção à Igreja de Santo Antônio onde fica a Pia Batismal de 1810 onde a futura santa foi batizada.

De acordo com Joaquim Teodoro Silva Filho, um dos integrantes do Terço dos Homens, a expectativa é de que cerca de 400 pessoas participem da caminhada. “Nosso grupo tem 120 pessoas, mas convidamos integrantes de outros terços para nos acompanharem nessa celebração. Podemos dizer que esse evento é o início das comemorações ao aniversário de Nhá Chica, que acontecerá de 23 a 29 de abril”, afirmou.

História
Nascida em São João del-Rei em 1808, Nhá Chica se mudou para Baependi com a mãe e o irmão mais velho, Teotônio, com poucos anos de vida.

Aos dez ficou órfã e, diz a história, alegava estar aos cuidados de Deus e da Virgem Maria, a quem consultava em orações. Adulta, rejeitou todos os pedidos de casamento que recebeu e se dedicou à vida cristã em ações de solidariedade e aconselhamento, recebendo pessoas que percorriam quilômetros para falar com a senhora que se isolava às sextas-feiras para fazer penitências. Analfabeta, pedia que alguém lesse trechos Bíblia e ouvia em silêncio.

Devota de Nossa Senhora da Conceição desde criança, quando herdou uma imagem da santa reverenciada pela falecida mãe, Nhá Chica construiu uma igrejinha ao lado de sua casa. Os registros de sua história relatam que pobre e com dificuldades para se manter, Nhá Chica passou os últimos 30 anos de vida construindo a capelinha e ajudando os mais pobres.

Francisca de Paula de Jesus morreu em 14 de junho de 1875 e foi sepultada no interior do pequeno templo que construiu, hoje chamado Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Baependi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário