Translate This Page

10/03/2012

Fiéis celebram Passos até o final de março

compartilhar
A preparação para a tradicional Comemoração dos Passos já começou e continua durante o mês de março. Duas Vias Sacras aconteceram nos dias 24 de fevereiro e ontem, 2.


Procissão com o Senhor Bom Jesus dos Passos será no dia 17 - Foto: Arquivo Gazeta
A próxima será na sexta-feira, 9, quando ocorrerá missa às 19h por intenção dos irmãos vivos e falecidos da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, seguida de Via Sacra Solene. Na ocasião os fiéis sairão da Catedral do Pilar e passarão pelas Capelas dos Passos retornando à Matriz, onde ouvirão o Miserere.

“A comemoração dos Passos vem para meditarmos sobre a Paixão de Cristo e as dores de Maria Santíssima, para refletirmos durante o tempo da Quaresma sobre o sofrimento que Jesus passou. É uma preparação para a Páscoa”, disse o provedor de honra da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, Anthony Claret Moura Neri.

O provedor da Irmandade, Márcio Hallack Araújo, concordou e completou. “Vamos relembrar a Paixão e a morte de Jesus Cristo através dos passinhos”, disse. Ele ainda lembrou que essa é uma festa tradicional em São João del-Rei, que acontece há 279 anos.

Participação
Araújo ainda contou que esta é uma festa bem concorrida e que sempre tem boa participação da comunidade, além de lembrar que neste ano a Sexta-feira das Dores e o Sábado de Passos terão uma novidade. “Incluímos o terço das mulheres e o dos homens nesses dias”, disse.

Assim, na sexta-feira, 16, às 16h, as mulheres recitarão o terço. Mais tarde, às 19h, uma missa será celebrada em intenção dos ex-mesários da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos e, logo em seguida, às 20h, os fiéis sairão na procissão do depósito da imagem de Nossa Senhora das Dores para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

No dia seguinte, às 16h, começam as atividades com a recitação do terço pelos homens. Às 19h, missa em intenção da atual mesa administrativa da irmandade, e às 20h, procissão do depósito da imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos para a Igreja de São Francisco de Assis.

Encontro
No dia 18, o Domingo do Encontro, as celebrações se iniciam às 8h na Igreja do Carmo, quando haverá a Rasoura de Nossa Senhora das Dores, seguida de missa. Às 9h15, a Rasoura do Senhor Bom Jesus dos Passos, seguida de missa solene. Mais tarde, às 18h, os fiéis sairão em procissão das duas igrejas para o Encontro do Divino Redentor com sua Mãe Santíssima, na Via Dolorosa do Calvário, que acontecerá no Largo das Mercês (Praça Barão Itambé-Largo da Câmara). Os fiéis irão então para a Catedral do Pilar, onde o pároco da Paróquia da Imaculada Conceição, padre Antônio Claret Albino, proferirá o Sermão do Calvário.

Mais celebrações
Após o Domingo do Encontro, as celebrações não param. “Haverá o Setenário das Dores, sete dias de reflexão sobre as sete dores de Nossa Senhora”, contou o provedor de honra.

Entre os dias 23 e 29, missa às 19h e, em seguida o Setenário, celebrado com orações, cânticos e meditações. No dia 30, às 19h, missa em intenção de todos que ajudaram para a realização da festa neste ano.

Logo depois haverá o sermão da Soledade proferido por Dom Joérci Gonçalves Pereira e procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, que visitará as Capelas Passos. Quando os fiéis retornarem à Igreja, bênção com a relíquia do Santo Lenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário