Translate This Page

28/02/2012

Curso de Montanha vai abranger todo o país

compartilhar

O 11º Batalhão de Infantaria de Montanha de São João del-Rei inaugurou na semana passada o Centro de Instruções de Operações em Montanha, que será responsável por disseminar o montanhismo militar. “Ele vai permitir que o Exército Brasileiro confirme uma doutrina que existe há mais de 20 anos nessa unidade. O centro vai formar militares para atuar nas brigadas de montanha e disseminar essa técnica”, disse o comandante da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, general Otávio Santana do Rego Barros.

Centro de Instrução de Operações em Montanha foi inaugurado na semana passada na sede do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha - Foto: 11ºBIMth/Divulgação

Centro de Instrução de Operações em Montanha foi inaugurado na semana passada na sede do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha - Foto: 11ºBIMth/Divulgação

O comandante do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, o tenente coronel Oswaldo Luiz Guimarães Sant’Anna, contou que no espaço acontecerá a prática do montanhismo militar. “O batalhão passa a ser responsável agora por desenvolver a doutrina de operações de montanha. Será onde os soldados mostrarão sua força em vencer os paredões e alcantis e chegar lá em cima, cumprindo sua missão. É muito importante para nós ter em nosso quadro um centro como esse”, disse.

Estrutura
O tenente coronel ressaltou a estrutura do centro. “Temos toda uma organização de ensino. Há o comando, as partes dos instrutores e dos monitores, as divisões de ensino e de técnica de ensino e uma seção de saúde para acompanhar os praticantes”, comentou. Isso tudo sem contar com estrutura física e equipamentos.

O comandante ainda lembrou que há uma equipe fixa trabalhando no centro. “São 124 militares atuando como em uma escola em que recebemos as turmas de instrução. Já passaram pelas nossas mãos mais de 30 mil pessoas, desde oficiais de São João del-Rei, de unidades de todo o país e até do mundo, uma vez que outros exércitos já mandaram pessoas para cá”, contou.

História
O 11º BIMth é a primeira e única unidade de montanha do país. “Em 1979 surgiu o montanhismo dentro do Exército Brasileiro. De lá para cá fomos evoluindo, subindo degraus, criando cursos. Em setembro do ano passado essa trajetória culminou no mais alto grau, que foi a idealização do Centro de Instrução de Operações em Montanha. É um trabalho de vários comandos, cada um colocando o seu tijolo, até construir o centro. Hoje, o que existe de montanhismo militar no Brasil nasceu aqui neste solo. Aqui formaram-se os primeiros montanhistas do país”, disse Sant’Anna.

Cursos
“Atualmente só os militares do Exército, da Marinha e das Forças Aéreas, além das forças auxiliares, que são a Polícia Militar e os Bombeiros, realizam os cursos, mas acredito que com o passar do tempo os civis também poderão fazer o estágio básico, o da técnica de escalada, que é o mais simples”, comentou o tenente coronel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário