Translate This Page

28/02/2012

Conheça os Sabores da Comida Mineira

compartilhar
Comida Mineira de Itajubá

Comida Mineira

Em Minas há um ditado que diz que quem conhece o estado, não o esquece jamais. E isso é exatamente o que acontece aos turistas que se aventuram pelas cidades mineiras a conhecer a culinária local: o conceito geral é de que a cozinha mineira é uma experiência inesquecível. Do norte do estado ao extremo sul, com dezenas de variações para o mesmo prato, a culinária mineira é rica em sabores, tradições e culturas. E, por isso, é considerado um dos patrimônios do estado – que tem vários, já que é recheado de cidades históricas que contam sobre os percursos da política e da arte no Brasil.

Uma das cidades que sabe fazer sua cultura culinária valer a pena, no estado, é Itajubá, noSul de Minas. Como faz parte das cidades que dividem espaço com as cidades paulistanas, quem estiver de passeio pelo estado e até tiver hospedado em hoteis em São Paulo pode dar um pulinho “logo ali”, como dizem os mineiros, e surpreender-se com os encantos da cozinha regional.

Em Itajubá é bem possível encontrar os principais pratos da cozinha mineira, como frango ao molho pardo, frango com quiabo e ora pro nobis (uma folha típica de Minas que dá um sabor intenso aos pratos que compõe, especialmente de frango), feijão tropeiro com arroz, couve e ovo e uma imensa diversidade de broas (principalmente de fubá, de milho e mandioca) que compõe o famoso lanche da tarde mineiro. A cozinha tipicamente caipira, facilmente encontrada no sul do país (é possível ver a carta de comidas típicas caipiras nos melhores restaurantes de hotel Curitiba, por exemplo), também está presente com vários caldos e lanches na cozinha mineira.

Como não poderia faltar em uma lista gastronômica que se preze, Itajubá é cidade-mestra em fazer uma das mais famosas (se não a mais) iguarias mineiras: o pão de queijo. Além das dezenas de lanchonetes que fazem o famoso pão de queijo de forma artesanal, a cidade também tem casas especializadas na delícia, como a Casa do Pão de Queijo. A cidade do ex-presidente Wenceslau Brás e do político Ulysses Guimarães, principais personalidades itajubenses, também guarda outros segredos que só em Minas você desvenda de forma intensa: o angu, o cozido, o caldo de mandioca, a couve refogada… tudo isso, em Itajubá, fica ainda mais gostoso, já que a cidade também tem traços, misturados a esses pratos, das tradições culinárias paulistas.

Pão de Queijo Itajubá

Delicioso Pão de Queijo

Para que nenhum turista saia de Itajubá de estômago vazio, mesmo que esteja só de passagem, os lanches rápidos em Minas são compostos de iguarias para ninguém botar defeito. Além do famoso pão de queijo (que, feito com ovos caipiras, fica ainda mais gostoso – reconhecer o ingrediente é fácil, já que o pão de queijo nesse caso fica mais amarelinho), os queijos são outra especialidade para o café da manhã ou da tarde. Além do tradicional queijo Minas, o estado também se esmera na produção de frescal e requeijão, além da manteiga vinda diretamente da roça.

Os biscoitos de queijo e de polvilho também são deliciosos e viciantes – experimente comer apenas um e me diga se consegue. O pastel de angu também fica bem gostoso com recheio de frango, queijo ou carne moída, e é uma coisa bem mineira. Além das broas, o bolo de laranja, cenoura ou até chocolate nunca falta na mesa de um bom mineiro. E, acima de tudo, o café de Minas (principalmente da região de Três Corações) é um item imperdível na região.

Quando você for para Itajubá, dificilmente passará por lá sem querer conhecer outras cidades mineiras. O melhor é visitar o estado, que é apaixonante por sua cultura, suas serras e cachoeiras, de uma forma geral – e não esquecer de levar para casa um delicioso pote de doce de leite, iguaria presente em todas as cidades de Minas que traduz bem o gosto de viver dos cidadãos mineiros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário